Razões para não comer carne

segunda-feira, 1 de abril de 2013 0 comentários


São muitos os fatores que nos impedem de consumir alimentos que contenham carne: O Primeiro e mais importante é a impureza que estes tipos de produtos contêm. Por estarem no final da cadeia alimentícia, concentram grandes quantidades de substancias tóxicas.
O princípio fundamental do vegetarianismo é essencialmente não ser violento. Para se alimentar de carne é necessário matar, e, por tanto, há que se abster de consumir carne para não participar da violência contra outras criaturas vivas. Muitas pessoas são vegetarianas porque sabem que, pelo ato de matar, devem receber como reação ter de nascer como animais para serem mortas.
A alimentação vegetariana implica uma aproximação com a natureza, utilizando o que esta oferece espontaneamente ao homem, das verduras às especiarias, das castanhas aos legumes, dos frutos que os animais podem oferecer sem serem sacrificados ao que se cultiva sem uso de produtos químicos. Tudo isso ajuda o homem a não se separar da natureza e a recuperar sua essência vital.
A comida vegetariana é digestiva e leve, e, sendo assim, a proteção da saúde se antepõem a qualquer outra consideração. Mas, isso não significa que somente se deve comer verduras a vapor ou saladas sem sabor, mas sim alimentos saborosos, variados, completos, nutritivos e apetitosos, graças ao perfume das ervas aromáticas, ao uso de verduras e frutas frescas, como também das massas, arroz e saladas criativas, temperados de forma saborosa e leve.
A alimentação vegetariana fornece ao organismo humano um sustento ainda mais energético que o da carne, inclusive, a potência física dos vegetarianos pode ser superior e prolongar-se mais que a dos carnívoros, como também é inferior o tempo de recuperação da fadiga física, chegando a ser cinco vezes mais rápida que a daqueles que se alimentam de carne.
O excesso de gorduras e proteínas animais pode causar: prisão de ventre e suas complicações, obesidade, enfermidades cardiocirculatórias, excesso de calorias, aumento do colesterol, tumores de mama, de cólon, de próstata, ácido úrico, gota, insuficiência renal etc.
As fibras constituem a estrutura dos vegetais e, portanto, somente estão presentes nos alimentos de origem vegetal. As fibras alimentares são protagonistas de nossa saúde, proporcionando nosso bem-estar.
A ciência da reencarnação ensina que tivemos corpos de animais em vidas passadas e caso não venhamos a alcançar a perfeição com a oportunidade obtida com esta vida humana, regressaremos a estas formas animais inferiores.
Por favor, não matem os animais!
“Estima-se que a contribuição do gado na contaminação da água supera em mais de dez vezes à contaminação causada pelos seres humanos e em mais de três vezes a causada pela indústria.”
Philip Kapleau.
“A metade da pesca mundial, 91% da produção de milho, 77% da farinha de soja, 64% da cevada, 68% da aveia e 99% das colheitas de sorgo, são utilizados na alimentação do gado”.
Dados fornecidos pelo departamento de agricultura dos Estados Unidos.
“Em cada amanhecer da América Latina começa o sacrifício de animais. Ao anoitecer, quase 30 milhões de vacas, ovelhas, porcos, frangos e perus terão sido torturados até perderem a vida. Este horrível processo continua dia após dia, até que, no fim do ano, 5 bilhões de seres de sangue quente, os quais também possuem sentimento, haverão perecido. Ademais, sem contar o sem-número de animais sacrificados em laboratórios e os cachorros e gatos eliminados pelos serviços de saúde”.
“Antes de morrer, os animais das fábricas de carne levam uma vida de sofrimentos e agonia sem fim. O amontoamento, as privações, o maltrato e as mutilações imperam nas fábricas de carne de hoje”. O gado é criado em pequenos currais sem o abrigo da natureza. Os bezerros recém nascidos (vitela) são separados violentamente de suas mães e postos em jaulas que impedem a sua movimentação. “Igualmente, outros animais sofrem privações e são maltratados e abusados até seus limites biológicos na incessante busca da ganância em curto prazo”. 
“Alimentados à força, manipulados geneticamente, inseminados artificialmente, cortadas suas orelhas, rabos, chifres, marcados com ferro quente, castrados e mutilados sem anestesia nem tratamento médico; as condições horripilantes de transporte e locomoção, privando-os de alimento, água e abrigo; prolongando sua agonia até seu último suspiro”.
“Milhões de outros animais silvestres são torturados a cada ano quando seus terrenos naturais são convertidos em pastos e campos agrícolas para as fábricas de carne”.
“Com exceção de uma guerra nuclear, a indústria produtora de carne e a indústria do gado representam a maior ameaça para a qualidade de vida no planeta. Não obstante, existe uma diferença importante: enquanto uma guerra nuclear pode ser suspensa, talvez por algum tempo, o sacrifício de animais segue a cada ano, a cada dia, a cada minuto”.
“Milhões de hectares de selva e bosque são destruídos a cada ano, quando se convertem em terra de pasto e em cultivos que são utilizados exclusivamente para alimento de animais”.
“Calcula-se que 800 milhões de pessoas no mundo estão para morrer de fome, enquanto se alimenta os animais com grãos e legumes, os quais são suficientes para alimentar e salvar estas vidas humanas. A pastagem do gado e o cultivo intensivo convertem a terra em desertos, o qual representa uma grande ameaça para a vida em nosso planeta”.

Texto de fotos:

Se não é preciso matar para se alimentar, então para que matar?

Se alguém Me oferece com amor uma folha, uma flor, fruta ou água, Eu os aceitarei.
Bhagavad-Gita 9, 26

Nada pode escapar da lei do Karma.
Para cada ação existe uma reação.

Uma sociedade vegetariana salvaria os preciosos recursos naturais e ajudaria a diminuir a fome no mundo.

1. Leia! Investigue, explore, busque informação, aprenda sobre os mitos que rodeiam o vegetarianismo (entre eles o do cálcio e o das proteínas). Ter conhecimento é ter poder.
2. FAÇA UMA REFLEXÃO! Pense no que sentem os animais, pense em seu corpo, pense na terra, considere o impacto de sua opção alimentar sobre os que o rodeiam e sobre o mundo.
3. COMUNIQUE-SE! Fale com vegetarianos, fale com que não é vegetariano, pergunte, compartilhe suas dúvidas, comece a compartilhar e a sair com vegetarianos.
4. PROPONHA METAS! Faça de tudo isto um jogo. Aposte com seu amigo que pode ficar um mês sem colocar os pés em um McDonalds, que pode viver sem comer ovos e, quando ganhar, tome a recompensa. Você pode levar isso a sério ou como uma brincadeira, depende de sua atitude.
5. COZINHE! Aprenda a cozinhar de uma maneira totalmente diferente! Pode ser muito prazeroso, tome aulas de cozinha vegetariana, consiga livros e revistas, prove receitas novas, seja criativo, divirta-se fazendo isso e comprove que as comidas sem carne não só são possíveis como também ilimitadas.
6. EXPERIMENTE! Faça uma mudança em seu estilo de vida! Explore as dietas macrobióticas ou crudívoras, pratique novos esportes, conheça o yoga, enfim, procure saber quais são seus interesses.

Máximas:

“Sua saúde começa por aquilo que você leva à boca”

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 ARTIVISMONK | TNB